sexta-feira, 27 de maio de 2011

Prós & Contras

Redes sociais

Uma rede social pode dizer-se que é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas através da internet, por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.  
Estamos habituados a lidar com a internet em quase todas as suas utilidades, nomeadamente, as redes sociais. Sabemos que é uma forma simples, prática e eficaz de comunicar, fazendo por isso que tenha um grande número de adeptos de diferentes meios sociais, culturais e políticos, onde cabe um defende o que lhe convém. Reforça o diálogo entre quem se conhece e potencia a socialização com quem não se conhece.

No entanto, têm impacto na vida de cada um, pelas suas vantagens e desvantagens.

Vantagens das redes sociais: 
  1. Utilização grátis;
  2. De acesso simplificado;
  3. Não tem qualquer tipo de preconceito, pois é acessível a qualquer um;
  4. Potencia a comunicação;
  5. Dá-nos acesso a informação de diferentes teor;
  6. Serve de plataforma para nos darmos a conhecer, quer a nível pessoal com profissional.
Desvantagens: 
  1. Potencia a exposição da vida pessoal;
  2. Não controla de forma cuidada o teor do que é publicado;
  3. Serve de plataforma de acção para pessoass mal intencionadas;
  4. Quebra a comunicação real entre as pessoas;
  5. Não promove a socialização saudável;
  6. Cria dependência;
  7. O seu acesso simplificado faz com quem menores e outros grupos não indicados tenham acesso. 
                                                                                                                            


Pessoalmente, o que mais me assusta, são as pessoas que estabelecem um relação demasiado real com quem comunicam, a sua partilha de ideais, de gostos e vontade, muitas vezes fazem com que se tornem prezas fáceis para alguém mal intencionado. Devemos ter consciência e criar uma barreira entre utilizador e internet, não esquecer que há uma série de cuidados a ter, porque nunca se sabe quem do outro lado está a escrever. Para além disso, devemos ser conscientes e perceber o tipo de diálogo que podemos manter com alguém via internet, porque a socialização real permite-nos conseguir avaliar atitude de quem conversa connosco, através de uma rede social isso não acontece. Não sabemos a postura, a forma e o tom com que "falam" connosco e o alcance daquilo que querem dizer, para além disso, muitos são os casos em que a pessoa se envolve de tal forma que quando a conexão é desligada de forma brusca, a pessoa tem consequências psicológicas pela falta de poder de comunicação no imediato já quem terminar uma conversa não depende de um virar costas, mas de um clique.

Sem comentários:

Enviar um comentário